top of page
  • Foto do escritorBárbara Guimarães

Como a terapia pode me ajudar?

Atualizado: 12 de abr. de 2023


Se você chegou até aqui deve estar se questionando se está na hora de procurar uma ajuda profissional para o(s) problema(s) que está enfrentando e imaginando como um psicólogo pode te ajudar.
Mais especificamente nesse texto, eu te conto como eu, através da abordagem que eu trabalho, a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), e o meu conhecimento prático, posso te acompanhar nesse processo terapêutico e quais os possíveis resultados que você pode encontrar no final dessa caminhada.

- O que NÃO é a terapia?
Primeiramente, é interessante desmistificar algumas ideias que rondam o imaginário das pessoas sobre o que é fazer uma psicoterapia para que você já tenha uma ideia do que NÃO ESPERAR quando iniciar o seu desenvolvimento.
1. Terapia não é um processo passivo
Você não vai chegar à sessão, trazer todos os seus problemas e simplesmente sair com eles resolvidos. Dentro da TCC, nós trabalhamos em conjunto em seus problemas durante o tempo que estivermos juntos, ao mesmo passo que você precisará dedicar tempo entre uma sessão e outra para aperfeiçoar todos os conhecimentos que desenvolvemos na terapia.
2. Terapia não é divagar sobre a vida
A terapia é um processo ativo e direcionado para a resolução de um ou mais problemas. Trabalhamos pensando em assuntos que fazem sentido dentro de uma temática específica e com ferramentas para resolver a(s) sua(s) demanda(s).
3. Terapia não é aconselhamento
A terapia não funciona como um oráculo em que terá as respostas prontas para resolver o seu problema. Iremos trabalhar para que você possa construir o melhor caminho dentro da sua realidade e das suas opções.
4. Terapia não é coaching ou mentoria
Apesar dessas duas modalidades poderem ser úteis para o desenvolvimento pessoal, elas não abordam o tratamento psicológico e não tratam os problemas emocionais e psicológicos mais profundos que possam estar por trás da demanda levantada por você. Dentro da TCC, podemos até utilizar um pouco de cada, mas elas seriam um complemento, como mais uma ferramenta.

Você já ciente desses pontos e ainda interessado em saber o que é o processo terapêutico, entramos nos próximos tópicos que irão trazer luz ao que realmente é.

- Então, o que É a terapia e quais possíveis benefícios?
A terapia é uma forma de tratamento que tem como objetivo ajudar as pessoas a lidarem com problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. Trabalhando desde questões relacionadas a conflitos de relacionamento e estresse no trabalho até depressão, ansiedade, traumas e transtornos de personalidade.
Quando trazemos para a TCC, o processo de psicoterapia compõe um profissional qualificado que irá te ajuda a entender melhor seus pensamentos, emoções e comportamento. Irá te ajudar a identificar crenças e padrões de comportamento que estão causando problemas e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais eficaz.
O intuito é que você desenvolva habilidades de enfrentamento para que possa encarar as dificuldades que apareçam. Como também para desenvolver o senso de capacidade, autonomia e confiança para tomar decisões saudáveis. Você poderá aprender várias ferramentas que ajudarão no seu autogerenciamento.
Além disso, poderá melhorar a sua forma de se relacionar em todos os âmbitos da sua vida. Entendendo os seus padrões de relacionamento, você conseguirá desenvolver habilidades para melhorar sua comunicação, administrar suas emoções, questionar pensamentos etc.
Por fim, a psicoterapia pode oferecer um ambiente seguro e de suporte para você explorar suas questões pessoais, ampliar sua autopercepção e encarar os seus problemas de forma mais madura, capacitada e saudável.


- E como a Terapia Cognitiva Comportamental consegue esses resultados?
Primeiro, é preciso reforçar que a TCC é uma abordagem estruturada e orientada para objetivos, o que significa dizer que iremos direcionar as sessões para a resolução de um problema específico. Ter isso em mente já na primeira sessão pode te ajudar a ter mais clareza para o que é interessante você trazer nesse encontro.
Mas isso não quer dizer que você saíra da terapia somente com esse problema resolvido, já que você poderá aprender várias ferramentas para se autoanalisar e conseguir ser o seu próprio terapeuta posteriormente, podendo aplicar em quaisquer dos outros problemas que surgirem, além de ter um suporte e acompanhamento nesse período de aprendizagem.
Agora podemos aprofundar mais sobre como é realmente o trabalho da TCC dentro das sessões.
Como dito, a TCC concentra o olhar para os pensamentos, emoções e comportamentos. Mais especificamente, para a relação entre eles. De acordo com a TCC, todos eles se afetam entre si e são afetados pelo ambiente em que a pessoa se encontra.
Por essa ideia, todas as crenças que construímos sobre nós mesmos, sobre as outras pessoas e sobre o futuro no decorrer da nossa vida são uma forma de lermos e entendermos o ambiente e, por isso, nos comportamos e sentimos das mais variadas formas. Isso explica o motivo que, em um mesmo ambiente, duas pessoas podem ter comportamentos e emoções tão distintos ou o fato de alguns comportamentos de outras pessoas nos machucarem tanto, mesmo sem a intenção.
Então, podemos trabalhar em conjunto para identificar e modificar essas crenças e comportamentos que estão afetando a sua vida. Trabalhamos muito questionando a validade deles, trazendo consciência para os pensamentos disfuncionais, crenças limitantes ou comportamentos de segurança que não geram bons resultados. E também desenvolvemos estratégias mais saudáveis e realistas para lidar com situações complicadas.

- Quais ferramentas você pode aprender durante a Terapia?
Dependendo da sua demanda, escolhemos as ferramentas que mais se adequam, podendo ser técnicas de relaxamento, solução de problemas e habilidades de comunicação, entre outras. Possibilitando que você consiga aplicar um conjunto de habilidades em sua vida cotidiana.
Algumas delas são:
1. Identificação e questionamento de pensamento negativos: trabalhamos ajudando a identificar pensamentos negativos automáticos que podem estar fortalecidos pelas suas crenças e questioná-los com base nas evidências.
2. Modificação cognitiva: reformulação dos seus pensamentos negativos em pensamentos mais realistas, adaptativos e/ou positivos.
3. Exposição e dessensibilização sistemática: em tratamentos de fobias em geral, com o acompanhamento certo, você pode ser encorajado a enfrentar seus medos e ansiedades, gradualmente se expondo a situações que evitava anteriormente, para diminuir a ansiedade e aumentar a confiança.
4. Ativação comportamental: para o tratamento de alguns transtornos, é importante que você crie algumas rotinas, desenvolva algumas habilidades comportamentais para ir percebendo suas capacidades.

Existem várias outras ferramentas que podemos utilizar e tudo dependerá de qual a demanda que você irá trazer para terapia, mas a TCC é muito mais do que simplesmente ferramentas. Nesse sentido, o fundamental no processo de terapia é que você pode sair sabendo lidar com as suas cognições, crenças etc, com capacidade para lidar com as dificuldades que possam surgir.
Se você gostou desse texto, acredita que pode se beneficiar com a forma e resultados que a TCC pode proporcionar e quer saber mais como ela se encaixaria em suas demandas, entre em contato através do Whatsapp que ficarei feliz em te explicar mais. Agora, caso entenda que algum amigo também possa aproveitar, compartilhe esse texto.

Bárbara Guimarães
CRP: 04/49.686


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BECK, Judith. Terapia Cognitivo-Comportamental Teoria e Prática. 2° edição. 2013.
5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page